Uai Agendamento MG

A sigla UAI significa Unidade de Atendimento Integrado, e se refere a uma instituição criada pelo governo do estado de Minas Gerais.

Ao todo, essas unidades UAI MINAS GERAIS estão localizadas em mais de 31 municípios do estado, e é possível realizar o agendamento de vários tipos de serviços através delas.

É algo realmente prático, pode acreditar!

UAI MG – COMO FUNCIONA

Por meio do UAI MG ( Unidade Atendimento Integrado ) é possível realizar o agendamento de diversos tipos de documentos, como passaporte, Carteira de Trabalho e RG, por exemplo.

Portanto, independente do tipo de documento que está precisando solicitar, seja primeira ou segunda via, ao longo deste conteúdo te mostrarei neste artigo, como colocar em prática todo o processo.

Todos os atendimentos nas UAIs são realizados após agendamento.

Com o objetivo de te ajudar a realizar agendamento no UAI, preparei um passo a passo completo logo a seguir, levando em consideração a minha experiência.

Continue a leitura e fique bastante atento.


COMO FAZER AGENDAMENTO UAI

O agendamento UAI do serviço é gratuito no Portal MG (www.mg.gov.br) e no aplicativo MGapp Cidadão, disponível para Android e iOS. (explicaremos abaixo)

No agendamento UAI, são informados dados pessoais e de contato do solicitante, como nome, data de nascimento, estado civil, número de RG (em caso de segunda via), telefone e e-mail.

Mas é importante lembrar que, para a segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar, no atendimento, o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) correspondente ao valor do serviço de emissão da identidade.  

💰 Não há a cobrança de nenhuma taxa para o agendamento nos canais oficiais.

Um dos primeiros passos que precisa ser dado nesse sentido é saber exatamente qual tipo de agendamento você precisa realizar.

 

UAI AGENDAMENTO CARTEIRA IDENTIDADE 🆔

No meu caso, por exemplo, utilizei o UAI MG para conseguir a segunda via do RG ( IDENTIDADE ), porém existem vários outros serviços – até mesmo para doar sangue é possível fazer o agendamento no UAI.

Por isso, já tenha em mente aquilo que você precisa antes de colocar em prática o passo a passo com o objetivo de facilitar ainda mais o procedimento.

Após isso, siga as seguintes etapas:

Passo 1: Agendar Atendimento

Sim, o agendamento no UAI é realizado através de um site, o que torna tudo ainda mais prático.

Sendo assim, você precisa em primeiro lugar clicar neste link.

Clique na opção > Documentos Pessoais
Escolha:
– Obter a Carteira de Identidade – 1ª via
– Obter a Carteira de Identidade – 2ª e outras vias


Passo 2: Pagar a Taxa

A primeira emissão de carteira de identidade no Estado (primeira via) é gratuita.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A partir da segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 74,23. Esse valor não se refere ao agendamento, que é gratuito, e sim à emissão do documento.

Para quitar a taxa, deve-se emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível na área de agendamento do Portal MG ou do MGapp.

No dia agendado para tirar o documento, é necessário apresentar a guia impressa e o comprovante de pagamento.

Passo 3: Comparecer à Unidade escolhida

Emissão da carteira de identidade: O cidadão deverá comparecer à UAI escolhida, no horário agendado, portando:

– 2 fotos 3×4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019);

– Guia DAE impressa e comprovante de pagamento;

– Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada.

– Opcional: caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS/Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios.

– Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitam apresentar documento com foto.

Passo 4: Receber a Carteira de Identidade

Retirada: Após emitir o documento na UAI, a data para que o cidadão busque a identidade finalizada é informada no protocolo de atendimento.

O prazo é de aproximadamente uma semana. O cidadão deve, então, acessar o Portal MG ou o MGapp e fazer um agendamento para a retirada na unidade.


UAI AGENDAMENTO – CARTEIRA DE TRABALHO 📔

Antes de qualquer coisa, não precisa se preocupar, afinal é muito simples fazer o agendamento, não tem nenhum segredo.

Além disso, com o passo a passo tudo ficará ainda mais fácil.

Acompanhe e entenda o que eu fiz para conseguir realizar o agendamento.

Obter Carteira de Trabalho Digital clique aqui

 



CANCELAR AGENDAMENTO UAI

Caso aconteça algum imprevisto e não for mais possível comparecer à unidade no dia e no horário agendados, não precisa se preocupar.

Afinal, você pode cancelar o agendamento no UAI.

É isso mesmo: o site clique aqui, aquele mesmo acessado anteriormente, permite o cancelamento, desde que ele seja realizado 24 horas antes do atendimento.

Para isso, é necessário entrar novamente no site e, ao invés de escolher o tipo de serviço, clicar na opção “consultas e cancelamentos de agendamentos”.

O botão está localizado do lado direito da tela na cor laranja. Assim que clicar nele, basta inserir o número do protocolo, seu CPF e clicar em “consultar”.

 



UNIDADES UAI

Ao todo, as unidades UAI MINAS GERAIS estão localizadas em mais de 31 municípios do estado, e é possível realizar o agendamento de vários tipos de serviços através delas.

📌 Clique Aqui para localizar a unidade mais próxima de você!